Entender como franquear seu restaurante é o primeiro passo para expandir seu negócio com sucesso, garantindo maior estabilidade a longo prazo, bem como evitando o fechamento. Afinal, ao possibilitar que terceiros façam parte dessa marca, você ganha reconhecimento.
Com isso, fica mais fácil ganhar novos segmentos de público, atrair mais investidores, produzir mais ou mesmo dar espaço para criações próprias dignas de um verdadeiro caderno de receitas profissional. Então, confira como fazer isso na prática!
1) Considere os tópicos essenciais de uma franquia
Os tópicos essenciais se referem a questões que você deve avaliar antes de franquear o seu restaurante. Avaliando melhor como a sua empresa funciona.
Com isso em mente, considere:
- Escalabilidade: se refere a expansão e ao fornecimento do que as franquias vão precisar e que só você possui;
- Modelo de negócio: avalie se não existem outros restaurantes idênticos ao seu, qual o seu diferencial, pontos fortes e fracos, vantagens para o cliente, etc;
- Pode funcionar em qualquer região: basicamente, a franquia é um modelo replicável, então, considere se o seu negócio pode ser aberto em qualquer cidade/estado ou não;
- Logística de distribuição: é comum que as franquias tenham uma logística para distribuir produtos, como a base dos das receitas, então, veja como isso vai funcionar;
- Treinamentos: você terá que fornecer ensino sobre o seu negócio para os franqueados. Ou seja, se pergunte se sabe fazer isso, o que deve aprender, etc.
2) Como franquear seu restaurante: tudo começa na estrutura
Geralmente, quem começa um negócio próprio não tem o intuito de transformá-lo em franquia. Mas isso pode surgir mais tarde.
Então, quando essa perspectiva aparece, a estrutura é um dos passos essenciais do negócio. Afinal, você precisa ter um modelo definido sobre funcionamento, já que este será replicado.
Assim, a franquia se torna um produto que, para ser vendido, deve funcionar de forma eficaz e com alta qualidade.
Logo, o primeiro passo é começar a estruturar todo o seu restaurante. Desde o método de atendimento com o público, preparação dos pratos, menu, missão do estabelecimento e mais. Tudo é válido para desenvolver esse padrão e a sua marca.
Neste momento, é indispensável conferir a legislação. Ou seja, considere todos os cuidados que devem ser tomados conforme o ramo para estar de acordo com a vigilância sanitária.
Inclusive, se o seu restaurante ainda não está devidamente regularizado, faça isso o quanto antes.
3) Planejamento e protótipo
Com o primeiro restaurante completamente pronto, é hora de planejar como serão as franquias e prototipar o contrato.
No planejamento, você avalia os custos que os franqueados terão (já que isso estará em contrato), tempo médio para retorno financeiro, questões econômicas em geral, objetivos, etc.
A partir desses dados, inicia-se o protótipo. Geralmente, as franquias são cópias exatas. Mas também existem algumas que possuem variações. Por exemplo, se o seu restaurante é focado em pratos prontos, massas e porções, o franqueado pode iniciar apenas com os pratos prontos. Entretanto, ainda seguirá o padrão, design, marca e a identidade.
Neste passo, é indicado a criação da ata (protótipo), com todas as informações que um empreendedor precisa saber. Como os valores que serão pagos para abertura, taxas, ações gerais, regras de funcionamento.
Logo, é importante ter um profissional ao seu lado para avaliar todas as questões legais e normas vigentes que devem estar presentes neste contrato.
Aqui é desenvolvido o Circular de Oferta da Franquia, o contrato.
Neste documento constam todas as informações que estabelecem a relação entre você, franqueado e o restaurante.
4) Como franquear seu restaurante: treinamentos
O principal diferencial de uma franquia para o investidor (além de ser uma marca/modelo pronto para ser replicado) é o fato de possuir um treinamento.
Neste cenário, o empreendedor não fica à deriva, tendo que aprender as coisas por si mesmo. Mas tem você, com tudo o que deve ser ensinado para começar a ter sucesso no negócio.
Assim, o treinamento deve conter tudo o que o franqueado precisa saber. Como a preparação dos pratos, gestão interna, contratação de pessoal e dicas de talentos, sobre produtos e serviços, bem como atendimento ao público.
Lembre-se que é preciso replicar a sua marca, fazendo aquilo que você fez e funcionou. O treinamento, no geral, possui duas partes:
- Teórica: com cartilhas, vídeos, livretos, dicas, etc;
- Prática: através de workshops, cursinhos e assim por diante.
5) Valide o seu negócio
Uma das dúvidas que você pode ter de como franquear seu restaurante é o processo de validação. Em outras palavras, se algum interessado entrar em contato, você deve possuir todas as informações possíveis.
Isso significa ter um controle dos números, como, por exemplo:
- De produtos e serviços: custos de matéria-prima, cada prato, lucro, etc;
- Administrativo: referente aos gastos com funcionários e contas, como energia e água;
- Financeiro: referente a taxas de operadoras, como máquinas de cartões (as parcerias aqui são bem comuns);
- Estoque: como montar um estoque, fazer controle de qualidade, controle de insumos e fornecedores;
- Caixa: como funcionam as modalidades de fluxo de caixa.
A partir disso tudo, você consegue estruturar totalmente a empresa e comprovar que ela funciona. Logo, pode pedir uma validação na ABF. Isso permite que o seu restaurante seja verificado, detalhado e torna o processo preciso.
Como franquear seu restaurante – Segredos do sucesso
Enfim, cabe destacar que os restaurantes possuem dois principais pilares: qualidade dos pratos e qualidade de atendimento.
Na prática, além de oferecer produtos de qualidade para consumo, toda a equipe deve passar por um treinamento para atender de forma adequada. Além de evitar conflitos, torna a rotina mais leve.
Outra dica se refere aos sistemas, que vão auxiliar você e os franqueados. Como os softwares de gestão de caixa, estoque, meios de comunicação, formatos de pagamentos e mais. Para isso, você pode contar com equipes de apoio.
Por fim, sempre tenha o cuidado de escolher bons franqueados. Afinal, eles estarão com o seu negócio “na mão”.
Isso significa avaliar o perfil, condições de atuar de forma séria, responsabilidade, experiência ou interesses no ramo e demais características além do dinheiro para investir. Tudo é válido!